Os 5 benefícios de se investir em Segurança do trabalho

Aumento da produtividade dos colaboradores; Retorno sobre o investimento; Redução de custos; Crescimento da responsabilidade social...

Postado 20/08/2021

5 benefícios

1. Aumento da produtividade dos colaboradores

A redução do número de acidentes e doenças ocupacionais gera melhoria da produtividade. A consequência é derivada do menor tempo de interrupção do trabalho, já que absenteísmo, presenteísmo e concessão de licenças causam prejuízos à empresa.

2. Retorno sobre o investimento

A adoção de boas práticas no ambiente de trabalho sempre traz retorno. A diminuição de faltas inesperadas e a capacidade maior de concentração dos colaboradores são dois dos fatores relevantes. No entanto, é possível calcular o ROI para ter garantia da eficácia das medidas adotadas. Para isso, utilize a seguinte fórmula:

>> Ganho financeiro – custo ÷ custo × 100

3. Redução de custos

As medidas de segurança e saúde no trabalho impactam os custos, porque trazem efeitos a longo prazo de forma contínua e constante. A redução é verificada das seguintes formas:

- Mitigação da apresentação de licenças médicas e indenizações geradas por acidentes;

- Redução do tempo de parada da produção;

- Diminuição da taxa de sinistralidade do plano de saúde.

Em relação ao último ponto, é importante mencionar que o pagamento às operadoras representa o segundo maior custo das empresas — perde apenas para a folha de pagamento. Isso acontece porque há aumento anual, com crescimento médio de 10% em 2019. Nos últimos sete anos, a alta acumulada atingiu 149%.

4. Crescimento da responsabilidade social

A responsabilidade social das empresas consiste na adoção voluntária de comportamentos e posturas que elevam o bem-estar dos colaboradores. É isso que a organização conquista quando se preocupa com a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Junto a isso, são adotadas ações mais sustentáveis, que geram uma cultura positiva. Os efeitos são percebidos dentro e fora do local de trabalho, especialmente no que se refere à produtividade.

5. Melhoria da imagem da empresa

A prioridade dos cuidados com saúde e segurança corporativos melhora a reputação da empresa perante clientes, parceiros e outros profissionais. Essa preocupação aumenta a motivação e o engajamento dos colaboradores, especialmente porque eleva a sensação de pertencimento.

O resultado é um clima organizacional melhor e mais seguro, com aumento do bem-estar de todos. Além disso, o negócio se posiciona melhor no mercado, o que favorece a reputação, e se torna uma autoridade no segmento em que está inserido.

(*) Escrito por Ascom Stefanelli Medicina e Segurança do Trabalho

PARCERIA

OBS.: Associados ACIP que contratarem os serviços da Stefanelli podem ter até 20% de desconto. Aproveitem!!!

Para saber mais, ligue: (35) 3526-1331 ou entre em contato através do e-mail:  [email protected]

Desconto Especial para associados ACIP