Entendendo os 4 erros de conexão com o eSocial

Postado 06/05/2019

(*) por Comunicação Krypton BPO

Frequentemente as empresas têm se deparado com alguns erros de conexão com o eSocial e é provável que você já tenha recebido um retorno do eSocial com alguma dessas mensagens:

Erro 72: Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema do CPF.

Erro 408: Erro na integração com o sistema CNPJ/CPF.

Erro 409: Não foi possível estabelecer conexão com o Sistema de Procuração Eletrônica RFB.

Erro 411: Assinante Inválido. Assinante não possui perfil de procuração eletrônica para enviar este tipo de evento ou assinante não consta como representante legal da empresa.

Mas, por que elas ocorrem?

Essas mensagens têm ocorrido sempre próximo ao final e início do mês, período no qual o portal do eSocial está com um alto volume de consultas, em virtude do fechamento das folhas pelas empresas.

O que deve ser verificado?

1. Observe se o certificado selecionado está correto, para verificar isso no Fortes Pessoal, acesse o menu Utilitários > eSocial > Configuração, opção Certificado.
  2. Se tratando de uma procuração eletrônica acesse o Portal eCAC e verifique se todos os perfis de transmissão para o eSocial estão habilitados.

Se você já verificou todos esses pontos, mas ainda assim a mensagem de erro persiste, significa então que há alguma instabilidade no ambiente do eSocial. Nesse caso, o reenvio das informações após um tempo costuma sanar o problema.

Caso você tenha entrado em contato com os canais de atendimento do eSocial e recebeu a resposta que não há reporte de instabilidade – o que quase sempre não condiz com a realidade – sugerimos então a abertura de um chamado oficial, pois isso servirá de comprovação caso haja algum tipo de penalidade aplicada por ausência dessas transmissões.

Como abrir um chamado no eSocial?

Acesse o Fale Conosco do Portal do eSocial e escolha a opção eSocial Empresas (ambiente de produção).

Após isso escolha o assunto a que se refere o erro.

O chamado deve conter as seguintes informações:

1. Razão Social da Empresa;
  2. CNPJ;
  3. Email;
  4. Nome do responsável;
  5. Telefone de contato;
  6. Descrição do erro, e;
  7. Anexos.

Para análise da equipe técnica você deve anexar o XML do evento que está tentando transmitir, o print da mensagem do erro e o print das opções que estão habilitadas na procuração eletrônica via Portal eCAC.

No Fortes Pessoal, para visualizar o erro e exportar o arquivo XML, acesse o menu Movimentos > eSocial > Gerenciamento de Retorno. Na aba Ocorrências, clique em Consultar para que o sistema liste os erros.

Para visualizar a mensagem do erro selecione o evento e clique com o botão direito do mouse na opção Visualizar Ocorrências.

Quanto à exportação do XML, ainda no gerenciamento de retorno, selecione o evento e nas opções ao lado clique em Exportar XML, depois escolha um local para salvar o arquivo.

Por fim basta anexar os arquivos no chamado dentro do Portal do eSocial.

Semáforo eSocial

Uma outra dica para verificar se o Ambiente do eSocial está operando normalmente ou se há algum problema no tráfego das informações, é utilizar o semáforo do eSocial.

Até o momento dessa postagem ele está reportando que tem recebido, desde o dia 26 de abril, relatos sobre problemas na utilização da procuração eletrônica, tendo sido identificado erro na integração desta.

A cor do semáforo é amarelo, o que indica um número significativo de relatos por parte dos usuários sobre problemas na transmissão das informações para o Ambiente Nacional do eSocial.

Por isso a importância de abrir um chamado junto ao eSocial, dessa forma você se resguarda de possíveis penalidades, além de deixar o Governo ciente dos problemas ocorridos. Por enquanto devemos aguardar a solução dos erros mencionados.

Fonte: Fortes Tecnologia