Planejamento Estratégico do Setor de RH para 2019

Postado 03/12/2018

Por Beatriz Paioletti

Nas organizações, além do encerramento de um ciclo, o mês de dezembro carrega a responsabilidade do planejamento estratégico para o ano que se inicia. É hora de analisar tudo aquilo que deu certo no decorrer de 2018 e agradecer todos aqueles que contribuíram para que o sucesso fosse alcançado. É tempo de confraternizar! Mas, também é hora de planejar as mudanças necessárias, analisar o que deu errado e o que pode ser melhorado. Neste momento é importante o olhar para o setor de Recursos Humanos, afinal, as pessoas fizeram com que tudo se movimentasse durante este ano, dedicando tempo e esforço em prol dos objetivos organizacionais.

A má notícia é que a grande maioria, principalmente das pequenas e médias empresas, não tem estruturado um Departamento de RH, muitas vezes confundido com o Departamento Pessoal. Mas não se preocupe, ainda há tempo para você pensar neste setor, afinal sua empresa é feita de pessoas e para que tudo funcione bem elas precisam estar engajadas em suas tarefas, treinadas e principalmente satisfeitas com o seu lugar. O planejamento estratégico do setor de RH é um passo essencial para que 2019 possa ser um ano próspero. Mas como fazer este planejamento?

Tenha em vista que você precisa do auxílio de um profissional do setor para cumprir com você todas as etapas, além disso é necessário acompanhamento na execução desse projeto. Você pode fazer isso internamente, contratando um funcionário qualificado para comandar o setor, ou externamente, terceirizando o serviço e contratando uma Consultoria de RH. Feito isso, o primeiro passo para implementar as estratégias de Gestão de Pessoas é fazer o Diagnóstico Organizacional para determinar as áreas que precisam de intervenção imediata. Com isso o profissional terá em mãos ferramentas para desenvolver um planejamento estratégico anual junto à diretoria, visando os objetivos organizacionais para o próximo ano.

Com a implementação de uma Gestão de Pessoas bem feito dentro de uma empresa, você pode contar com a melhora da produtividade, clima organizacional, retenção de talentos e motivação da equipe. Inicie o mês de janeiro com este planejamento em mãos.

Beatriz Paioletti – Conciliare Recursos Humanos
Psicóloga Organizacional e Consultora em RH